12 dicas para incentivar a criança a gostar de ler

Tem criança que parece que se apaixona pelos livros assim que aprende a formar as primeiras palavras. Outras, porém, precisam de mais estímulos para desenvolver o hábito. Só que ler com certa frequência traz muitos benefícios para o desenvolvimento mental infantil, e por isso a gente reuniu, com a ajuda da editora educativa Twinkl, algumas dicas que você pode colocar em prática para incentivar seu filho a começar (ou continuar) a gostar de ler.

As vantagens para incentivar a criança a gostar de ler são muitas: ler ajuda as crianças a construírem independência, terem mais confiança em suas habilidades intelectuais e ajuda a ampliar a capacidade de concentração. Além disso, o contato com o mundo escrito amplia o vocabulário, ajudando seu filho a expressar os próprios pontos de vista e opiniões de maneira mais clara e articulada. Assim, ler e compreender o que está sendo transmitido acaba tendo um impacto positivo tanto na vida escolar quanto no desenvolvimento pessoal dos pequenos.

Ótimo, né? Então vem conferir as dicas para incentivar a criança a gostar de ler:

  • Nunca é cedo demais para apresentar livros ao seu filho: até os bebês são capazes de se interessar pelas imagens e ilustrações nas páginas. Usar os livros de forma divertida ajuda a criar familiaridade com o objeto – livros de banho, por exemplo, são uma ótima oportunidade para fazer essa introdução.
  • Permita que seu filho perceba que a leitura é valorizada em casa: tente ter livros, revistas ou jornais visíveis nas prateleiras, nas mesinhas de centro ou ao lado da cama.
  • Use a literatura como um assunto em comum para vocês conversarem – vale perguntar que livro a criança está lendo ou qual ela gostaria de ler em seguida, e também comentar sobre qual título você está aproveitando no momento.
  • Uma opção que também traz benefícios é desligar tablets, telefones celulares ou outros dispositivos que emitem luz azul um pouco antes da hora de ir para a cama. Ao invés de ficar no celular, proponha que seu filho leia um livro antes de dormir (ou que você conte uma história para ele), já que isso ajuda a criança a pegar no sono com mais facilidade.
  • Separe um tempo para ler com a criança. Dependendo da autonomia dela em relação à leitura, você pode convidá-la para fazer um piquenique seguido por um tempo de leitura no parque.
  • Leia você também! É muito importante que os pais se mostrem interessados pelo mundo da leitura. Não é novidade que as crianças copiam o comportamento dos adultos, e com a leitura funciona da mesma forma. Ao ver que você lê para si mesma, seu filho vai se sentir instigado a descobrir o que é que de tão interessante existe nos livros. Todos os tipos de leitura são válidos: seja folhear as notícias ou mergulhar em biografias, romances ou revistas. Não precisa nem ser um livro físico: os e-books também são fantásticos.
  • Se a criança tem curiosidade ou gosta de um tema em específico, pesquise obras que falam do assunto para dar de presente para o seu filho.
  • Tente garantir que os livros oferecidos à criança sejam de um nível adequado para a idade e o desenvolvimento dela – se o livro for excessivamente fácil ou difícil, o pequeno pode perder o interesse logo.
  • Gibis e histórias em quadrinhos são uma ótima forma de despertar o interesse deles: das aventuras da Turma da Mônica às histórias de super-heróis como a Mulher Maravilha, o Super-Homem e o Batman, existem opções para todas as idades. Até mesmo livros conceituados foram escritos nesse formato, como “Persépolis”, da autora Marjane Satrapi. Quem sabe não é uma oportunidade para vocês mergulharem no mundo das HQs juntos?
  • É legal mostrar entusiasmo e positividade em relação aos livros que seu filho está lendo, mesmo que você os ache um pouco chatos.
  • Sempre elogie seu filho: mostre que você percebe os momentos em que ele lê e que aprecia esse novo hábito.
  • Quando for possível, visite uma das bibliotecas da sua cidade: muitas têm atividades específicas para crianças. A Biblioteca de São Paulo, por exemplo, tem eventos de contação de histórias da literatura infantojuvenil para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças.
  • E, por último, que tal dar uma olhada na internet e deixar seu filho escolher um livro de presente?

Vale lembrar que a leitura pode ser também o ponto de partida para muitas outras atividades criativas, como desenhar os personagens de um livro, montar um cenário temático com massinha de modelar ou inventar uma história totalmente nova. As possibilidades são imensas – e os benefícios de incentivar a criança a gostar de ler também, aproveitem!

Texto criado em colaboração com a editora de recursos educativos Twinkl

Siga @mamaebox no www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Assine 30 dias grátis!


Deixe seu comentário