A cólica do lactente

Conversando com o Pediatra do alô Mamãe

sobre “A Cólica do Lactente” 

A cólica do bebê

 

O QUE É A CÓLICA DO LACTENTE?

O termo cólica se refere a uma dor abdominal aguda, espasmódica.

A cólica do lactente se refere ao choro súbito, inexplicado e inconsolável, que representa um desconforto característico do bebê.

PORQUE OS BEBÊS TEM CÓLICA?

Nenhum fator isolado explica a cólica.  Acredita-se que as cólicas sejam devidas a uma imaturidade fisiológica do bebê, que podem ser fortemente influenciado por fatores emocionais e do meio.

QUANDO COMEÇA A SURGIR A CÓLICA?

A cólica do bebê é transitória e aparece geralmente na segunda semana de vida.

COMO DIFERENCIAR UM CHORO DE CÓLICA?

O lactente se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados, as perninhas encolhidas sobre o abdome; com frequência ocorre a eliminação de gases, que parece trazer um alívio temporário.

O choro costuma ter “hora certa”, isto é, as cólicas ocorrem num horário predeterminado, geralmente no fim da tarde, início da noite.

Fala-se na regra dos 3″: Dura pelo menos 3 horas, ocorre pelo menos 3 dias por semana e desaparece aos 3 meses de vida.

COMO PROCEDER?

Tente manter a calma e lembre-se que as cólicas acontecem em um bebê saudável e que vão passar em poucos meses. A ansiedade da mãe pode interferir no estado emocional do bebê e favorecer a cólica.

Seguem algumas outras dicas:

– Um ambiente tranquilo e uma música suave ajudam a relaxar mãe e filho;

– Um banho morno também ajuda a relaxar o bebê

– Movimentos nas pernas do bebê, podem auxiliar a eliminar o excesso de gases;

– Massagem na barriguinha do bebê

– Compressas mornas ou bolsas de calor na barriguinha

Porém, o mais importante é ter paciência para acalmar o bebê, aconchegando-o no colo, barriga com barriga, ou apoiado de bruços na extensão do antebraço dos pais.

Remédios “contra gases” têm pouca eficácia.

 

Dra. Lisiane Dresch

Pediatra e Neonatologista

CRM 20.221

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Faça já seu cadastro no site:
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121


Deixe seu comentário