Cuidados com as mamas: seu bebê agradece!

Durante a gravidez as futuras mamães já começam a se preocupar com o período de amamentação. Poltrona, almofada, toalhinha e recipientes para armazenamento do leite são alguns dos itens já pensados. Mas, como deve ser o preparo com as mamas?

A boa notícia é que essa fase não é tão misteriosa quanto parece. Afinal, durante a gestação, a mulher é naturalmente preparada para a amamentação pelas alterações hormonais. Quando a gravidez chega ao 3º trimestre o uso de pomadas à base de Lanolina é o suficiente para prevenir o aparecimento de fissuras ou rachaduras dos mamilos. A mesma pomada será usada, também, no período de amamentação.

Veja algumas dicas do dermatologista do Instituto de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Cruz, Ricardo Limongi Fernandes, que podem fazer diferença nos cuidados com as mamas após o nascimento do bebê:

  • Deixe o bebê terminar a mamada espontaneamente. Só o interrompa se a pegada estiver errada;
  • Se precisar interromper, introduza o dedo mínimo no canto da boca do filho lentamente, para que solte o bico. Assim evitará o vácuo de sucção;
  • Evite deixar o pequeno por tempo prolongado no peito, se não estiver mamando;
  • Evite posições inadequadas para amamentá-lo, isso prejudica a pega e, consequentemente, machuca o seio materno;
  • Pomadas de lanolina podem ser usadas sem restrições. Elas tem propriedades cicatrizantes e de reparação tecidual que evitam fissuras e ajudam a tratar as já existentes.

por Sempre Materna


Deixe seu comentário