Dez dicas para melhorar a concentração do seu filho

A capacidade de concentração, definida como a capacidade de manter o foco, é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento infantil. Mas é comum que este processo seja um pouco desafiador para as crianças – por isso, a Twinkl reuniu algumas sugestões sobre como você pode ajudar seu filho nesta etapa, a melhorar a concentração da criança.

Confira nossas dicas e ideias úteis para ajudar a melhorar a concentração da criança, bem como melhorar a concentração do seu filho:

  • Para começar, ninguém consegue se concentrar estando com fome, né? Por isso, garanta uma alimentação balanceada com snacks saudáveis e refeições e lanches nutritivos. É interessante que seu filho possa se alimentar em horários regulares, já que passar muito tempo sem comer gera um desconforto que torna o foco ainda mais difícil de atingir.
  • Quando seu filho estiver se acomodando para fazer o dever de casa, certifique-se de que o ambiente é adequado à concentração. Uma mesa limpa e um quarto organizado, por exemplo, funcionam bem melhor do que um ambiente bagunçado.
  • Fazer exercícios físicos também ajuda na concentração: seu filho com certeza vai se beneficiar se fizer atividades físicas regulares. E não vale só a atividade física intensa: caminhar no parque e tomar um pouco de ar também são opções válidas – o importante é desestressar.
  • Quando uma tarefa parece muito longa ou difícil, é comum que as crianças tenham certa resistência em começá-la. Por isso, ajude seu filho a dividir o que precisa fazer em etapas menores. A cada etapa completa, ele pode parar um pouco e descansar por alguns minutos.
  • Algumas pessoas têm muita dificuldade para se concentrar caso estejam com barulhos ou movimento à sua volta. Outras, porém, só conseguem focar se estiverem ouvindo música. Converse com seu filho, descubra como ele se sente melhor e ajustem o ambiente de acordo.
  • Cuidado com as suas expectativas. Você sabia que um período de atenção razoável é de cerca de dois a três minutos por ano da idade do seu filho? Portanto, seu filho de dez anos, por exemplo, está indo bem se conseguir se concentrar por cerca de 20 a 30 minutos de cada vez.
  • O pequeno é inquieto? Nesse caso, fornecer massa de modelar, slime ou fidget toys para que ele possa brincar enquanto completa uma tarefa pode ajudá-lo a aumentar seu poder de concentração.
  • Seu filho está com uma tarefa difícil? Este pode ser o motivo pelo qual ele está procrastinando. Pergunte o que a criança acha da tarefa e qual vai ser a tática utilizada para completá-la – isto vai ajudar o pequeno a perceber que ele pode montar uma estratégia para concluir o que precisa ser feito. Se necessário, ofereça ajuda.
  • Como seu filho gosta de se organizar? Cada pessoa tem sua maneira preferida de fazer as coisas. Se seu filho é verbal, falar sobre uma tarefa e sobre o que está estudando pode ajudá-lo a se concentrar e encontrar o foco novamente. Já um aluno visual pode achar mais fácil usar flashcards ou vídeos durante o aprendizado.
  • O elogio e o reconhecimento são motivadores maravilhosos. Observe quando seu filho está se esforçando para realizar alguma coisa e tente reconhecer este trabalho – isso vai ajudar muito a criança a ser mais confiante.

Três tipos de recursos para melhorar a concentração da criança

  1. Mindfulness: imagens para colorir

Colorir imagens com muitos detalhes é uma das opções para treinar a concentração no tempo livre. Você pode baixar de graça estas imagens de verão para colorir ou até este leão. Se preferir, baixe também unicórnios ou insetos da natureza.

  1. Alongamentos e brincadeiras

Que tal estimular seu filho a se mexer de um jeito divertido? Durante as pausas nos estudos (como já falamos acima), você pode ajudá-lo propondo algumas atividades físicas para fazerem juntos. Se quiser, imprima estes cards de posições. Assim, cada um vira uma carta e imita a imagem que estiver nela: forma de V, forma de L, forma de cobra ou de lápis, por exemplo. Outra opção são estes cartões de movimentos, como bater palmas, esfregar o nariz ou mexer os ombros.

  1. Respiração concentrada

Você conhece a respiração concentrada como técnica de relaxamento? Ela pode ser uma boa opção para espairecer a cabeça e deixá-la livre para se concentrar. Ajuda a acalmar a mente, relaxa e foca a sua atenção naquilo que você está fazendo agora – um ótimo jeito de desfrutar do momento! Convide seu filho e incluam na rotina alguns momentos para a respiração concentrada. Se precisar de ajuda, faça o download deste PowerPoint com instruções.

Esperamos que você tenha gostado das dicas! Mas fica aqui o lembrete: não se esqueça que existem alguns transtornos neurobiológicos que também afetam essa capacidade. É importante que os pais estejam atentos e consultem um profissional caso haja a suspeita de que as dificuldades do seu filho não estão dentro do padrão para a idade.

Post em colaboração com Twinkl

Imagem: Photo by Gustavo Fring from Pexels

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