Bebê amarelo e a icterícia, o que isso significa, o que é ?

Bebê amarelo e a icterícia, o que isso significa?

O bebê amarelo é causa de uma alteração na coloração da pele, onde um grande percentual de bebês saudáveis ficam com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer e chamamos isso de icterícia neonatal.

Icterícia faz o bebê ficar  com uma alteração na coloração da pele para o amarelo e é uma alteração na coloração da pele e conjuntivas causada pelo aumento de bilirrubina no sangue.

A bilirrubina é um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo  a partir da destruição dos  glóbulos vermelhos do sangue, e que ocorre periodicamente durante o processo de renovação celular do organismo.

No recém nascido, em função da imaturidade existente no metabolismo, ocorre acúmulo de bilirrubina no sangue, o que deixa essa coloração amarelada na pele.

O bebê amarelo, a icterícia, seu pico costuma acontecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e inicia pela cabeça, pescoço e tórax e alguns casos vai descendo para raiz das coxas e pernas.

Nos prematuros pode ser um pouco mais intensa e demorar mais para regredir.

O que fazer?

Normalmente no período de aumento da ictericia o bebê ainda está na maternidade e será avaliado pelo pediatra quanto a necessidade de tomar alguma conduta.

A partir do nível de 5mg/dl a icterícia passa a ser visível, mas isso não significa necessidade de realização de exame de sangue ou de qualquer outra medida.

Profissionais experientes identificam quando é necessário coletar sangue para dosagem de bilirrubina apenas no olhar ou, em alguns casos, com ajuda de um aparelho que chamamos de bilirrubinômetro.

O bilirrubinômetro é colocado na testa do bebê para indicar o nível estimado.

Com a dosagem sanguínea, é avaliado a necessidade ou não de tratamento, que é realizado com fototerapia.

Os critérios de indicação de fototerapia pode variar de acordo com o peso e idade gestacional.

Prematuros por exemplo podem necessitar de tratamento com níveis inferiores de bilirrubinas que RN nascidos a termo.

Nesses casos o bebê é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.

Permanece durante um a dois dias, realizando controles diários até os níveis reduzirem.

Se o surgimento da icterícia ocorrer após a alta da maternidade ou se você perceber uma progressão quando já estiver em casa, contate seu pediatra.

Em geral, a icterícia regride sozinha e rapidamente, sem deixar sequelas.

Quando for bem leve, o médico pode indicar apenas um banho de sol de cerca de 15 minutos de manhã e à tarde, antes das 10h e depois das 16h.

Existem outras causas, menos frequentes de icterícia neonatal que devem ser avaliadas mais criteriosamente.

Dra. Lisiane Dresch

Pediatra e Neonatologista

CRM 20.221

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês.

É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê.

Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto.

O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4

Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário