Sou gestante e tenho medo de praticar atividade física

A gestação é um momento mágico!

Por outro lado, é uma fase de muitos medos e incertezas para a gestante, afinal de contas o que existe de mais precioso na vida de uma mãe está crescendo dentro de sua barriga, silenciosamente.

Um ser tão frágil e que depende de uma gestação saudável para se desenvolver com saúde.

A gestante pode até conhecer os benefícios da atividade física, mas vários medos e dúvidas habitam seus pensamentos.

A educadora física Fernanda Amaral responde as principais dúvidas das gestantes, sempre lembrando sobre a importância de conversar com seu obstetra e sempre procurar um educador físico especializado e de sua confiança!

  • Atividade pode ser muito intensa para o bebê? Você deve manter um ritmo de atividade que não seja muito aquém de suas capacidades físicas, mas que não a deixe muito ofegante, uma boa maneira para saber se você está dentro do seu ritmo é conseguir manter uma conversa normalmente, sem ofegar, durante a execução do exercício. Limite ou interrompa qualquer atividade que cause dor ou desconforto. Se os sintomas persistirem, procure seu obstetra.
  • Atividade pode causar muito impacto no bebê? O corpo da gestante é inteligente e à medida que a barriga cresce, naturalmente a futura mamãe irá desacelerar a atividade e ver que algumas posições podem causar mais desconforto que outras. Basta que as necessidades do corpo sejam ouvidas. Quanto à musculação, é preciso tomar cuidado com a carga, priorizando realizar séries de exercícios com mais repetições e menos carga. Limite ou interrompa qualquer atividade que cause dor o desconforto. Se os sintomas persistirem, procure seu obstetra.
  • Quais os tipos de exercício podem prejudicar o bebê? Evite esportes de contato como lutas ou que tenham risco de traumatismo ou quedas, como as atividades que possam fazer você perder o equilíbrio, como passeios a cavalo, esqui, ou mountain bike. Além disso, evite qualquer tipo de exercício que a faça trancar o ar. O ato de trancar o ar faz a pressão arterial subir de maneira muito rápida. Prefira sempre os abdominais que fortaleçam o assoalho pélvico ao invés dos tradicionais.

Fernanda Vargas Amaral

Educadora Física

CREF 14.811

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121


Deixe seu comentário