útero elevado faz a mulher parecer que ‘continua grávida’
Kate e William apresentam o bebê aos jornalistas / Foto: AP Images
Quem assistiu à saída de Kate Middleton e do Príncipe William da maternidade Saint Mary’s com o bebê real, percebeu que a silhueta da Duquesa de Cambridge está um pouco avantajada. Mas o inchaço no pós-parto, de acordo com a obstetra e ginecologista Érica Mantelli, é normal.
“Parece mesmo que a mulher continua grávida, o útero se mantém grande, mas isso é normal“, explica. Segundo ela, somente porque o parto foi normal, Kate pode sair do hospital tão rapidamente.
“No Brasil, normalmente, esperamos 48h para dar alta às pacientes. Ela teve alta muito cedo e se fosse cesariana esse tempo não teria sido possível“, afirmou Érica.
Bebê real no colo da mãe / Foto: AP Images
Útero ainda está distendido
Ainda de acordo com a médica, o útero demora cerca de 30 a 40 dias para voltar ao normal. “Agora, o útero vai passar por um processo de involução a cada dia. A redução é de cerca de 1cm por dia”, explica. O processo de involução do útero ocorre conforme o sangramento do pós-parto vai acontecendo e a mãe começa a amamentar o bebê. “O sangramento vai contraindo e limpando o útero. Conforme vai contraindo, vai ocorrendo a diminuição, até que volta ao tamanho normal”, diz Érica, ressaltando que a dor é semelhante à cólica menstrual.
O que também ajuda no processo é a amamentação. “Quando ela amamenta, a mulher produz mais hormônio ocitocina, que facilita essa contração, para o útero voltar às condições pré-gestacionais. É um processo natural, fisiológico e tem que ser respeitado”, resume.