top of page
  • Black Instagram Icon
  • MamãeBox
  • Black Facebook Icon
  • MamãeBox
XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ

Gravidez após os 35 anos

  • Foto do escritor: Redação MamãeBox
    Redação MamãeBox
  • 14 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Em outros tempos, a gravidez quando ocorria em mulheres com mais de 35 anos de idade, era vista como “acidente” e encarada com preconceito. Hoje, com a mulher participando mais ativamente do mercado de trabalho e tendo objetivos profissionais como meta, é normal que espere para ter filhos depois de conquistar uma certa estabilidade financeira. O número de partos em mulheres mais velhas vem crescendo acentuadamente e, embora os estudos médicos indiquem que gravidez após os 35 anos apresenta maiores probabilidades de risco para as mulheres e para os bebês, os avanços da medicina em obstetrícia e outras áreas relacionadas à reprodução humana, e da tecnologia na criação e no aperfeiçoamento de aparelhos próprios para o monitoramento da gravidez permitem que a mulher possa ter filhos bem mais tarde.

Além disso, nem tudo são desvantagens na gravidez tardia. Algumas das vantagens: 1- A melhora nos níveis de colesterol; 2- O aumento da densidade óssea; 3- Menos riscos de ocorrerem infecções na bexiga; 4- Melhor preparo psicológico para atravessar o período de gestação.

Porém, na gravidez tardia a mulher tem: 1- Maior risco de infartos; 2- Maior risco de hipertensão; 3- Maior risco de diabetes; 4- Aumento de problemas odontológicos e oftalmológicos.

Os riscos de o bebê nascer com alguma anomalia são maiores, conforme é maior a idade da mãe, o que não significa que todos os bebês nascidos de mães com 35 anos ou mais terão problemas. Para prevenir, a ciência e a medicina têm um grande número de recursos que permitem a detecção de qualquer tipo de anomalia durante a gestação. Um bom pré-natal, com consultas médicas periódicas, é essencial para a tranquilidade de mamães em todas as idades.

Coragem minhas queridas! Boa sorte a todas!

Alessandra Regina Rodrigues Belo – Blogueira no seguimento infantil.

Aonde encontrar?

Instagram: @kidsvitrine

Beijos

XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ
Dicas amamentação mamãebox
bottom of page