Maternidade in Box – Uma queimação na gravidez
- Redação MamãeBox
- 16 de ago. de 2013
- 2 min de leitura
Se você nunca sentiu azia durante a gravidez, levante as mãos para o alto e agradeça! Mas faça isso baixinho, porque se fizer isso em voz alta pode ser que na próxima gestação ela venha com força dupla!
A azia é um dos inconvenientes super comuns no final do segundo trimestre e durante todo o terceiro. A explicação para ser normal esse mal acometer as grávidas é porque a digestão fica mais lenta, tudo fica meio apertado e fora de lugar dentro de você. Então o acumulo de gazes e o aumento da progesterona no sangue te trazem a queimação.
Os sintomas são aquela queimação no estomago e na garganta, a sensação de estar sempre estufada ou com vontade de arrotar e aquele mal estar como se você tivesse comido demais de seu organismo não tivesse conseguindo processar todo o alimento.
E normalmente à noite, parece que ela piora, é só você estar caindo de sono com tantas idas noturnas ao banheiro que aquela queimação não permite dormir. E pior, não tem o que fazer, nada vai cura-la, apenas aliviar. Mas o que pode aliviar a azia?
#Evite doces e frituras – Infelizmente esses são dois dos alimentos que mais vão te trazer queimação. Além de tudo (apesar de saborosos) eles não são nenhum um pouco saudáveis!
# Chupe gelo – O gelo ajuda a apagar um pouco o fogo do estomago. Até tem lógica.
# Não durma de barriga cheia – Descubra qual o ritmo da sua digestão e tente alimentar-se com tempo para realizar a digestão antes de dormir. Na minha última gravidez, eu não podia comer absolutamente nada depois das 20 h.
# Mastigue bem os alimentos – Quanto mais você mastiga mais saliva produz e com isso facilita a digestão.
# Coma pequenas porções de cada vez – Isso facilitará a sua digestão e aliviará a azia.
Além dessas dicas para mim funcionou muito bem a água com gás. Apesar de não ser recomendada por aumentar os gazes ela me aliviava muito as sensações de queimação e a vontade de arrotar.
Outra coisa que funciona para algumas pessoas é tomar um gole de suco de limão puro ou comer uma banana bem madura.
Existem também remédios próprios para a azia durante a gravidez, mas cuidado para não se tornar uma dependente deles, pois normalmente é só o efeito passar para a queimação voltar com tudo.
Mas se você quer um consolo, essa sensação ruim passa no dia do nascimento do bebê e a não ser que você já sofra de azia crônica ou outra doença estomacal você nem se lembrará do quanto sofreu com a queimação!
Parceria Clube MamãeBox e Luísa Aranha – Jornalista