top of page
  • Black Instagram Icon
  • MamãeBox
  • Black Facebook Icon
  • MamãeBox
XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ

Saiba para que serve o teste do pezinho e outros exames neo-natais

  • Foto do escritor: Redação MamãeBox
    Redação MamãeBox
  • 23 de ago. de 2013
  • 4 min de leitura

-exames preventivos detectam uma série de doenças-


A lista é pequena, mas é uma contribuição gigante para a saúde dos recém-nascidos: teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho, do coraçãozinho e do quadril, além da tipagem sanguínea, são exames feitos no bebê que diagnosticam doenças graves e salvam vidas.

Confira abaixo os seis exames mais importantes para serem feitos no bebê recém-nascido:



Teste do pezinho


Os tipos mais comuns de exames do pezinho são o básico e o ampliado, na qual mais de 40 doenças podem ser detectadas nos exames. No teste do pezinho básico, quatro doenças são diagnosticadas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, como a anemia falciforme, e a fibrose cística. Na fenilcetonúria, assim como no hipotireoidismo, se não houver tratamento nos primeiros 30 dias de vida, ocorrem deficiências intelectuais graves no bebê, como o retardo mental. É identificando as hemoglobinopatias, doenças do sangue, que o médico consegue combater a anemia falciforme, enquanto a fibrose cística, conhecida como suor salgado, altera o sódio no organismo.”A fibrose cística gera acúmulo de muco no pulmão e no pâncreas, deixando as secreções mais espessas fazendo com que os órgãos passem a ter problemas em suas funções”, explica a médica geneticista da APAE São Paulo Flávia Balbo Piazzoni. Segundo ela, o teste do pezinho dá respostas mais exatas antes dos sintomadas aparecerem, como a falta de peso. “Nos primeiros 10 dias de vida, o bebê perde e depois começa a ganhar peso. Por volta do primeiro mês, ele tem que recuperar todo o peso de nascimento e ganhar mais. Nas crianças com fibrose isso não acontece“, explica a médica. E se o teste básico já traz grande alívio aos pais, com o exame ampliado a segurança é ainda maior, mesmo não sendo gratuito no Sistema Único de Saúde.

“Brincamos dizendo que o teste do pezinho ampliado é o primeiro grande presente que os pais podem dar aos filhos, pois mostra a triagem de mais de 40 tipos de doenças”, diz Flávia, ressaltando que para realizar o teste do pezinho é preciso que o bebê tenha 48 horas de vida e tenha sido amamentado. “Mas não é preciso que o bebê esteja sendo amamentado ou tenha acabado de mamar”, reforça. Segundo a APAE, o exame do pezinho ampliado pode custar entre R$225 e R$425, dependendo da complexidade dos resultados.


Exame do reflexo vermelho, ou do olhinho


Na triagem, o médico consegue detectar rapidamente a presença de doenças como catarata ou glaucoma congênitos e outras patologias oculares. Usa-se um oftalmoscópio, que ilumina a retina da criança devendo assim refletir a cor vermelha. Se não houver o reflexo, de acordo com o chefe da Pediatria do Hospital Balbino (RJ) e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Antonio Carlos Turner, é porque há alguma obstrução ou fechamento da retina. “Toxoplasmose, sífilis ou citomegalovírus são doenças que podem causar esses problemas nas crianças”, explica. É um exame obrigatório e deve ser feito logo no primeiro dia de vida.


Exame da orelhinha


Feito, normalmente, no segundo dia de vida do bebê, o diagnóstico auditivo Bera detecta problemas na audição da criança. Rápido e indolor, o rastreamento da surdez congênita deve ser realizado após o nascimento ou em até 30 dias de vida. “A criança que não escuta bem não se desenvolve bem, não desenvolve linguagem, comunicação, aprendizado. O diagnóstico precoce oferece maneiras de reverter o quadro, como a realização do implante coclear. É um exame com fonoaudiólogo, obrigatório, mas não é facilmente encontrado nos hospitais“, explica Turner.


Exame do coraçãozinho


Com a colocação do oxímetro no dedo da mão ou do pé do bebê é possível avaliar a saturação de oxigênio que a criança tem após o nascimento. “Saturações muito baixas podem detectar uma cardiopatia congênita grave, a cianótica. É realizado, normalmente, no segundo dia de vida“, explica Antonio Turner.”Depois que a criança nasce, a circulação muda totalmente. Antes, o bebê era oxigenado pela placenta e agora passa a ser pelo próprio pulmão. Nessa transição há grandes mudanças, desde a hemoglobina fetal para a hemoglobina adulta, e algumas comunicações durante a vida fetal entre os lados direito e esquedo do corpo, que fecham depois de alguns dias. Quando se fecha, a criança pode apresentar uma cardiopatia que estava escondida atrás disso tudo”, complementa o pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo Francisco Lenbo. O exame é um dos mais importantes, já que pode acontecer de o bebê ter alta e complicações cardíacas graves em casa.


Exame do quadril


É realizado ao observar uma espécie de estalo, ou clique, que ouve-se quando o médico faz a manobra de Ortolani na articulação femural da criança. “Esse clique pode significar uma luxação do quadril, já que a cabeça do fêmur que está encaixada na bacia tem que estar normal. Se estiver deslocado, precisa ser corrigido nos primeiros meses de vida“, orienta o pediatra do Samaritano de São Paulo.Segundo ele, se for detectado o problema é necessário realizar um ultrassom no quadril do bebê para saber se há o deslocamento real, ou não. “O sintoma só aparece quando a criança começa a andar, pois enquanto ela não anda não há sintoma algum. Quando a criança anda, ela começa a mancar. Nesta fase, o problema já está consolidado e uma perna vai ficar menor do que a outra. É de dificil correção e há necessidade de fazer uma cirurgia, mas ainda assim dificilmente fica normal”, orienta Francisco Lenbo.


Exame de tipagem sanguínea


Realizado apenas para saber a tipagem do sangue do bebê, é importante para certificar ainda o fator Rh do sangue do bebê caso ocorra alguma ocorrência médica de urgência.

Clube MamãeBox e GNT


Por Bruna Capistrano (Foto: Getty Images)

XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ
Dicas amamentação mamãebox
bottom of page