A Triagem Neonatal é uma estratégia preventiva para identificação precoce de doenças no recém-nascido.
É fundamental o conhecimento e o entendimento da gestante, durante o período pré natal, para que logo após o nascimento, todos os testes sejam realizados no tempo correto e de forma adequada.
Os testes de Triagem Neonatal compreendem:
– Teste do Pezinho: é um conjunto de exames realizados através de uma gota de sangue, coletada no calcanhar do recém-nascido.
O momento ideal para a coleta é entre o 3º e o 7º dia de vida, não devendo ser realizado antes de o bebê completar 48 horas da alimentação (amamentação) e nunca superior a 30 dias.
O teste é útil para detectar doenças graves que podem trazer sérios danos para o bebê, porém, se diagnosticadas e tratadas de forma precoce e efetiva esses danos podem ser evitados.
É importante lembrar que estes exames são apenas uma triagem. Casos alterados necessitarão de exames específicos para confirmação do diagnóstico.
O teste do pezinho básico é obrigatório em todo o território nacional. Compreende triagem para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme/ outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
O teste do pezinho ampliado realizado em muitas instituições privadas, incluí a triagem para galactosemia, deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase e toxoplasmose congênita.
Outras doenças podem ser investigadas em modalidades mais amplas do teste do pezinho.
– Teste da Orelhinha: é um exame de triagem realizado por fonoaudiólogo para avaliar a audição do recém- nascido. O exame é realizado com um equipamento, produzindo sons de fraca intensidade e recolhendo respostas. Pode ser realizado ainda na maternidade ou, após alta hospitalar, em clínicas especializadas.
– Teste do Olhinho: consiste na avaliação com oftalmoscópio direto dos olhos do recém-nascido, de forma simples e rápida, realizada pelo pediatra, ainda na sala de parto ou, no máximo, até a alta da maternidade. O exame permite que o médico identifique um reflexo avermelhado na pupila. Quando isso ocorre significa que o exame está normal. Se o exame estiver alterado, o bebê deverá ser avaliado pelo oftalmologista imediatamente.
– Teste do Coraçãozinho: permite identificar precocemente problemas cardíacos graves no recém-nascido. O procedimento é simples, rápido e indolor. A oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do bebê são medidos com o auxílio de um oxímetro. Em caso de alterações o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma.
Tire suas dúvidas e converse sempre com seu Pediatra!!
Dra. Lisiane Dresch
Pediatra e Neonatologista
CRM 20.221
Fonte: Alô Mamãe O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante e seu bebê. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes. Site: Alô Mamãe
Fone: 0800 888 8121
Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox
#tôgrávida #pediatria #testedopezinho #testedoolhinho #examesneonatal #praqueservemtestesdetriagemneonatal #testesdetriagemneonatal #testedocoraçãozinho #comoidentificarprecocementedoençasnorecémnascido #triagemneonatal #alômamãe #testedaorelhinha #gravidez #oquesãotestesdetriagemneonatal #gestação #mamãebox #gestante